sexta-feira, 5 de abril de 2013

Coreia do Norte sugere à Rússia que retire seu pessoal de Pyongyang



05/04/2013 07h51 - Atualizado em 05/04/2013 08h28

Motivo é a crescente tensão militar na Península Coreana.
Moscou afirmou que ainda está avaliando a situação.

Do G1, em São Paulo
9 comentários
Coreia do Norte pediu à Rússia que considere a possibilidade de retirar seu pessoal de sua embaixada em Pyongyang, capital do país comunista, por conta da crescente tensão na Península Coreana, disse um porta-voz russo.
O porta-voz, Denis Samsonov, disse que a Rússia estava examinando o pedido, mas não planejava a retirada imediata, e que não havia sinais externos de tensão na cidade.

A tensão aumenta na região com as crescentes ameaças militares da Coreia do Norte aos Estados Unidos e à Coreia do Sul.
Alemanha
Ao mesmo tempo, a Alemanha anunciou que convocou o embaixador da Coreia do Norte no país para esclarecimentos, mostrando "inquietação" com o desenrolar da crise.
"O embaixador da Coreia do Norte foi convocado por ordem do ministro das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, ao ministério", afirmou o porta-voz da pasta, Andreas Peschke.
"Informamos claramente que a recente escalada da Coreia do Norte, tanto no tom como no conteúdo, não é aceitável para o governo alemão", disse Peschke.
Westerwelle aspira uma cooperação muito estreita com os sócios europeus e internacionais sobre a Coreia do Norte, completou, antes de lembrar que uma reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países do G8 deve acontecer na próxima semana em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário